A interatividade: do melodrama à narrativa audiovisual sob demanda | Interactivity: the audiovisual narrative melodrama on demand.

Contenido principal del artículo

Leticia Passos Affinis
Luis Enrique Cazani Júnior

Resumen

Compreende-se repetição como uma propriedade dos produtos culturais, que se origina da necessidade de minimizar a dispersão da audiência durante a fruição. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho mensura o índice de iteração manifestado nos roteiros das seguintes ficções seriadas: Duas Caras, A Grande Família e House of Cards. Como método, estabeleceu-se a análise de cena proposta por Mckee (2008), questionou-se o analfabetismo do público e resgataram-se as formas assumidas pela repetição no melodrama, no romance-folhetim e na dramaturgia: apartes, monólogos, confidências e cenas planas. A proposta foi aplicada em dois roteiros de cada uma das produções citadas. Considerando-se os dados levantados, conclui-se que há uma diminuição da repetição em produtos ofertados sob demanda, graças à possibilidade de manuseio do fluxo e à atenção dedicada do receptor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Passos Affinis, L., & Cazani Júnior, L. E. (2015). A interatividade: do melodrama à narrativa audiovisual sob demanda | Interactivity: the audiovisual narrative melodrama on demand. Razón Y Palabra, 19(1_89), 123–131. Recuperado a partir de https://www.revistarazonypalabra.org/index.php/ryp/article/view/215
Sección
Monográfico