MARCAS MUTANTES: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE BEBIDAS NíO ALCÓOLICAS
Contenido principal del artículo
Resumen
O contexto tecnológico atual voltado para a competitividade conduz profundas alterações na cultura organizacional, política e economia das organizações. As marcas, um ativo intangível, busca a identidade, a experiência e a comunicação, interna e externa, dessas organizações. No entanto, as marcas mutantes ainda não percebidas como tal, apresentam o produto ou serviço de forma diferenciada atingindo um grande público consumidor com sua flexibilidade, inovação, dinamismo, arte e subjetiva. A empresa de bebidas não alcóolicas representa mundialmente uma das marcas mais conhecida e comercializada foi intencionalmente selecionada para ser à base dessa pesquisa. O presente artigo busca realizar a prospecção das marcas registradas junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), apresentar um breve histórico da empresa de bebidas não alcóolicas e indicar o predomínio do estilo visual das expressões históricas de sua marca e suas marcas mutantes. A metodologia utilizada foi à pesquisa teórica a partir da busca em bases de dados como o portal da CAPES e Scielo, como também a busca da marca na base do INPI. Como resultado, as informações obtidas nos possibilita compreender a tendência de comportamento de uma marca a partir de suas mudanças, a qual busca a interação com seu público. Pode-se observar que a marca de uma organização transformou-se em um item imprescindível para o sucesso da mesma, com o objetivo de interagir com os usuários por meio das configurações de marketing de uma marca. Pode-se afirmar que a marca não perdeu sua identidade, tornando-se, dinâmica, sobretudo, inovadora.
Descargas
Detalles del artículo
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una Creative Commons Attribution License que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
- Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
- Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).