Premio Periodista Amigo de los Niños: promoción y Periodismo Público, investigación en la perspectiva de los estudios de Newsmaking | Journalist Friend of Children Award: Promotion and Public Journalism Research Perspective Studies Newsmaking

Contenido principal del artículo

Robson Dias

Resumen

Há premiações em jornalismo para matérias, profissionais e empresas de comunicação. O prêmio Jornalista Amigo da Criança, da Agência de Notícias dos Direitos da Infância, é um dos raros prêmios que aponta para o profissional. O título não se esgota com a titulação, pois não se trata de um mero certificado. Trata-se de uma estratégia que visa a Advocacy dos direitos da infância e da adolescência. O trabalho investiga a influência do prêmio em relação ao profissional de jornalismo, pela perspectiva dos estudos de Newsmaking.

There are premiums in journalism for news, jornalists and instutions of midia. The prize Child’s Friend Jornalist of Child Rights News Agency one of the rare prizes for jornalists. But the prize doesn’t end up with the titulation. It’s not an ordinary certificated. It’s an Advocacy strategy to get better child and teenager theme’s treatment. This research analyses the prize’s influences over de journalists, based in the Newsmaking theory.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Dias, R. (2016). Premio Periodista Amigo de los Niños: promoción y Periodismo Público, investigación en la perspectiva de los estudios de Newsmaking | Journalist Friend of Children Award: Promotion and Public Journalism Research Perspective Studies Newsmaking. Razón Y Palabra, 20(2_93), 939–953. Recuperado a partir de https://www.revistarazonypalabra.org/index.php/ryp/article/view/54
Sección
Varia

Citas

ANDI. O projeto. Disponível em http://www.andi.org.br/jac/o-projeto. Acesso em 10/10/2015.

Andrade, L. Prostituição infanto-juvenil na mídia: estigmatização e ideologia. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – PUCSP. São Paulo, 2001.

Andrade, M. A categoria "meninos de rua" na mídia: uma interpretação ideológica. Tese (Doutorado em Psicologia Social), PUCSP. 2005.

Andrade, I. Quem conta a história? A exploração sexual de crianças e adolescentes no discurso da mídia impressa sul-mato-grossense. Dissertação (Mestrado em Comunicação), UFMS. 2011.

Andrade, I. A Construção Discursiva da Violência envolvendo crianças e adolescentes em jornais impressos brasileiros: um estudo de caso dos jornais O Globo e Extra de 2000 a 2014. Tese (Doutorado em Comunicação, em andamento), UFBA. 2012.

Anselmo, M. A representação das práticas socioculturais de crianças e adolescentes do jornal boca de rua: a experiência do boquinha. (Dissertação, Mestrado em Comunicação). UFRGS. 2009.

Azevedo, M. Trabalho infantil, movimentos sociais e imprensa : um olhar sobre o fazer jornalístico. Dissertação (Mestrado em Comunicação), USP. 2003

Barbosa, H. (1999). Inocência em Perigo: abuso sexual de criança, pornografia infantil e pedofilia na internet. Rio de Janeiro: Garamond.

Bastos, M. O movimento de Defesa da Criança e do Adolescente: uma contribuição para sua análise. (Dissertação, Mestrado em Educação). UFF. 1995.

Bizzo, V. Infância associada ao tema aborto voluntário me peças jornalísticas publicadas pelo jornal online da Folha de S. Paulo (1997-2005). (Dissertação, Mestrado em Psicologia Social). PUC/SP. 2008.

Bonfim, W. O papel das fontes na construção da notícia o agendamento do tema trabalho infantil doméstico no jornalismo impresso brasileiro, no ano de 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação), UNB. 2005

Bourdieu, P. (2001). Meditações Pascalianas. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil.

Brasiliense, D. Tessituras narrativas de O Globo e o acontecimento “Chacina da Candelária”. Dissertação (Mestrado em Comunicação), UFF. 2006

Brum, E. ECA do B. El País. 2015. Disponível em http://brasil.elpais.com/brasil/2015/09/28/opinion/1443448187_784466.html. Acesso em 11/10/2015

Brasil, Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA).

Breed, W. Controle social na redação. Uma análise funcional. p.152-156. In Traquina, N. (Org.). (1993). Jornalismo: questões, teorias e estórias. Lisboa: Vega.

Campos, M. A infância sem segredos: a noticiabilidade jornalística do crime de exploração sexual de crianças e adolescentes. Dissertação (Mestrado em Comunicação). UFMG. 2008.

Carvalho, E. (2007). A reportagem de capa dos suplementos estadinho e folhinha: a construção da discursividade infantil. Taubaté: Universidade de Taubaté.

Coelho, M. (2006). Políticas públicas sobre o menor infrator divulgadas na Folha De São Paulo 2000-2005. São Paulo.

Damasceno, L. O controle social das políticas públicas para a infância e adolescência. (Dissertação, Mestrado em Serviço Social). UFF. 2006

Demo, P. (2001). Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez.

Dias, R. A influência do prêmio Jornalista Amigo da Criança sobre o profissional de jornalismo: um estudo de caso. (Dissertação, Mestrado em Comunicação). UnB. 08/08/2008

Diniz, D; Damasceno, A. Mulheres, mídia e aborto. SérieAnis, 20, Brasília: LetrasLivres, 1-8, maio, 2001.

FENAJ. (2007). Código de í‰tica dos Jornalistas Brasileiros.

FilhoI, C. A produção de sentidos e o ato infracional: significações construídas no diálogo com os atores sociais com atuação na área da criminalidade juvenil. (Dissertação, Mestrado em Serviço Social). UEL. 2011.

Farah, A. Representações Visuais da Criança na Imprensa: uma análise dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. (Dissertação, Mestrado em Comunicação). UTP. 2008.

Ferreira, S; Targino, M. (Org.). (2005). Preparação de revistas científicas: teoria e prática. São Paulo: Reichmann & Autores Editores.

Ferreira, S; Targino, M. (Org.). (2008). Mais sobre revistas científicas: em foco a gestão. São Paulo: Senac São Paulo / Cengage Learning.

Fonseca, C. Subjetividade, família e violência: repercussões no adolescente contemporâneo. (Dissertação, Mestrado em Psicologia). FASA. 2002.

Freitas, R. O tema trabalho infanto-juvenil na mídia: uma interpretação ideológica. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social). PUCSP. 2004.

Hackett, R. Declínio de um paradigma? A parcialidade e a objetividade nos media noticiosos. In Traquina, N. (Org.). (1993). Jornalismo: questões, teorias e estórias'. Lisboa: Vega.

Hall, S; Chritcher, C; Jefferson, T., et alii. A produção social das notícias: o “mugging” nos media. In: Traquina, N. (Org.). (1993). Jornalismo: questões, teorias e estórias. Lisboa: Vega.

Molotch, H., e Lester M. As notícias como procedimento intencional: acerca do uso estratégico dos acontecimentos de rotina, acidentes e escândalos. In: Traquina, N. (Org.). (1993). Jornalismo: questões, teorias e estórias. Lisboa: Vega.

Lazarotto, A. A infância na imprensa em Chapecó - 1939/1979. (Dissertação, Mestrado em Educação). UFSC. 2010.

Lima, I. Impacto da agenda social no jornalismo brasileiro – Agência de Notícias dos Direitos da Infância: uma experiência exemplar de Jornalismo Público. (Dissertação, Mestrado em Comunicação). UnB. 01/01/2005.

Mariano, C. Direitos da criança e do adolescente: marcos legais e mídia. (Tese, Doutorado em Psicologia Social). PUCSP. - 01/10/2010.

Mora, G. O concurso Tim Lopes de investigação jornalística como estratégia de agendamento da violência sexual contra crianças e adolescentes na imprensa brasileira. (Dissertação, Mestrado em Comunicação). UnB. 2008.

Nascimento, D. Representações da infância, da adolescência e da juventude nas crônicas e na prosa ficcional de Raul Pompéia. Tese (Doutorado em Doutor em Teoria e História Literária). UNICAMP. 2011

Nazareth, L. O discurso da mídia sobre a adolescente grávida: uma análise da ideologia. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social). PUCSP. 2004.

Nunes, T. A criança e o adolescente na imprensa paulista (Jornal: Folha de São Paulo – 1990/2000). (Dissertação, Mestrado Interdisciplinar em Educação, Administração e Comunicação). Universidade São Marcos. 2007.

Oliveira, D. Jornalismo para além do valor-notícia. O valor-convergente como modelo para selecionar e inserir temas sociais na mídia. (Dissertação, Mestrado em Comunicação). UnB. 2008.

Oliveira, J. A construção do conceito de criança e adolescente no jornal impresso de João Pessoa - 01/04/2010.

Pereira, M. Condenados à juventude: um estudo comparativo sobre a juvenilização no jornalismo brasileiro. - 01/04/2000.

Pereira, F. Em nome da criança e do adolescente : ONGs e imprensa em parceria na construção do noticiário. (Dissertação, Mestrado em Comunicação). USP. 2005.

Pereira, F. Formas recentes da prática jornalística: reflexões sobre imprensa, ONGs, infância e Adolescência. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, Portugal, 2004.

Pessoa, A. Infância e trabalho: dimensões do trabalho infantil na cidade de Manaus (1890-1920) - 01/05/2010.

Pires, M. Violência sexual e a imagem do agressor na mídia impressa brasileira. (Dissertação, Mestrado em Saúde). USP. 2011.

Pistolato, A. A influência da comunicação na erradicação das piores formas de trabalho infantil no Paraná: o programa catavento. (Dissertação, Mestrado em Comunicação). UNIMAR. 2008.

Ponte, C. Crianças como matéria jornalística in Crianças em notícia: a construção da infância pelo discurso jornalístico. Lisboa. ICS. Imprensa de Ciências Sociais, 2005.

Raposo, M. Comunicação virtual entre ONGs e construção do conhecimento - o caso da rede ANDI Brasil. Dissertação (Mestrado em Comunicação), UFPE. 2005.

Rebechi, M. Agência de Notícias dos Direitos da Infância ANDI - Um Estudo Preliminar de uma Organização do Terceiro Setor. Dissertação (Mestrado em História), Mackenzie. 2002.

Rosemberg, F; Andrade, M. Infância na mídia brasileira e ideologia. Texto apresentado na ABRAPSO, outubro, 2007. (Mimeo.)

Santos Ana. A questão do conhecimento na cobertura sobre infância e adolescência. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2005, Rio de Janeiro. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Anais, 2005.

Santos, C. O agendamento do jornalismo: um estudo de caso sobre a infância e adolescência em Pernambuco. (Dissertação, Mestrado em Comunicação). UFPE. 2008

Schudson, M. A política da forma narrativa: a emergência das convenções noticiosas na imprensa e na televisão. In: Traquina, N. (Org.). (1993). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega.

Silva, J. Violência sexual doméstica contra crianças e adolescentes na imprensa. (Dissertação, Mestrado em Serviço Social). UFPE. 2007.

SILVA, L. Entre o Público e o Privado: Interpretações Sobre Estórias de Abuso Sexual Em Narrativas Jornalísticas. (Dissertação, Mestrado em Comunicação). PUCRS. 2008.

Soloski, J. O jornalismo e o profissionalismo: alguns constrangimentos no trabalho jornalístico. In: Traquina, N. (Org.). (1993). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega.

Souza, M. Infância de papel: análise do discurso jornalístico sobre a infância na imprensa brasileira. Dissertação (Mestrado em Comunicação), UFRJ. 1999

Tuchman, G. A objetividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objetividade dos jornalistas. In: Traquina, N. (Org.). (1993). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega.

White, D. O gatekeeper: uma análise de caso na seleção de notícias. In: Traquina, N. (Org.). (1993). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega.

Wolf, M (2001). Teorias da comunicação. Lisboa: Ed. Presença.