Comunicação de massa e consumo: A inserção da relação ídolo-fã no contexto da tecnocultura || La comunicación de masas y el consumo: La inserción de la relación de ídolo-fan en el contexto de la tecnocultura || Mass Communication and Consumption: The Insertion of the Idol-Fan Relationship in the Technoculture Context

Contenido principal del artículo

Marina Darcie
http://orcid.org/0000-0002-0930-5471
Daira Martins-Botelho
http://orcid.org/0000-0002-2467-0848
Maria Cristina Gobbi
http://orcid.org/0000-0001-5629-5010

Resumen

A criação dos ídolos e a relação que estabelecem com seus fãs têm sido tema de muitos questionamentos em âmbito acadêmico recentemente, principalmente pelo fato de que a internet potencializou e estabeleceu novas formas de contato entre esses dois sujeitos sociais nas últimas décadas. Tal fato está em evidência em uma sociedade cada vez mais conectada e que estabelece seus padrões de consumo baseados na tecnocultura e no imediatismo proporcionado pelas novas formas de relacionamento virtual. Esse cenário é o que ilustra a discussão deste artigo, que visa colocar como questão principal a criação e o consumo dos produtos gerados pela indústria de massa para diversos setores da sociedade, priorizando, neste caso, a cultura e a comunicação.

La creación de los ídolos y la relación que establecen con sus fans han sido objeto de muchas preguntas en la academia hace poco tiempo, sobre todo porque el Internet potenció y estableció nuevas formas de contacto entre estos dos sujetos sociales en las últimas décadas. Este hecho es evidente en una sociedad cada vez más conectada y establecer sus patrones de consumo basado en la tecnocultura y la inmediatez que ofrecen las nuevas formas de relación virtual. Este escenario es lo que ilustra la discusión de este artículo, que tiene como objetivo poner como tema principal la creación y el consumo de los productos generados por la industria de masas para diversos sectores de la sociedad, dando prioridad, en este caso, la cultura y la comunicación.

The creation of the idols and the relationship that they establish with their fans have been the subject of many questions in academia recently, mainly because the internet potentiated and established new forms of contact between these two social subjects in recent decades. This fact is evident in an increasingly connected society and establishing their consumption patterns based on technoculture and immediacy afforded by new forms of virtual relationship. This scenario is what illustrates the discussion of this article, which aims to put as main issue the creation and consumption of the products generated by mass industry to various sectors of society, giving priority, in this case, culture and communication.

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Detalles del artículo

Cómo citar
Darcie, M., Martins-Botelho, D., & Gobbi, M. C. (2017). Comunicação de massa e consumo: A inserção da relação ídolo-fã no contexto da tecnocultura || La comunicación de masas y el consumo: La inserción de la relación de ídolo-fan en el contexto de la tecnocultura || Mass Communication and Consumption: The Insertion of the Idol-Fan Relationship in the Technoculture Context. Razón Y Palabra, 20(4_95), 391–405. Recuperado a partir de https://www.revistarazonypalabra.org/index.php/ryp/article/view/829
Sección
Monográfico
Biografía del autor/a

Marina Darcie, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP

Marina Paula Darcie. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? campus Bauru, na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. Concluiu a graduação em Comunicação Social com habilitação em Radialismo (Rádio e Televisão) pela mesma universidade em 2015. Integrante do grupo Pensamento Comunicacional Latino-Americano. Bolsista CAPES, realiza pesquisa na linha de Processos Midiáticos e Práticas Socioculturais com foco em Cultura de Fãs e Cultura Participativa.

Daira Martins-Botelho, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP

Daira Martins-Botelho. Doutoranda em Comunicação na Universidade Estadual Paulista - UNESP. Concluiu o mestrado em Comunicação Midiática no ano de 2012 e finalizou os estudos de graduação em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo em 2008, ambos na Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus Bauru. Em 2013 recebeu título de especialista em Mídia, Informação e Cultura, curso realizado no Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação da Universidade de São Paulo - USP. Integrante do grupo Pensamento Comunicacional Latino-Americano. Realiza pesquisas com enfoque comunicacional e que tenham intersecção com a cultura, cultura popular e mídia, com destaque para as relações que contemplem temas como identidade, globalização, a dicotomia local versus global, a comunicação dos marginalizados - Folkcomunicação, culinária e questões de gênero.

Maria Cristina Gobbi, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP

Maria Cristina Gobbi. Livre-Docente em História da Comunicação e da Cultura Midiática na América Latina (2014). Concluiu o Pós-doutorado (2008) no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo - PROLAM/USP, o doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Foi bolsista do Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA) - ano 2010-2013. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, professora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia, ambos da UNESP ? Univ. Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Diretora Administrativa da SOCICOM (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação). Foi Diretora-secretaria da Rede Folkcom. No período de 2008-2011 foi Diretora de Documentação da INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Consultora ad-hoc (Institucional e dos Cursos de Comunicação) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC).

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