A bordo de sua câmera 8mm, a babá fotógrafa registra a cidade
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo analisa um filme de 8 mm produzido por Vivian Maier, a “babá fotógrafa”, nas ruas da Chicago. A partir da segunda metade do século 20, com o advento de novas tecnologias, Maier já testava suas composições fotográficas com uma filmadora. Percebe-se que, ultrapassando limites de sua condição social, a fotógrafa demonstra o potencial da sua produção ao acompanhar a evolução da história do audiovisual. Por meio do conceito de complexidade de Edgar Morin, embarcamos com ela a bordo de um trem e, impulsionados por seu olhar, fundamental para vislumbrar possibilidades do registro poético da cidade, percorremos histórias e imaginários. Entendemos que o filme é uma metáfora do olhar de Maier, a nos falar de seu universo - suas subjetividades e sua relação com o cotidiano da metrópole.
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
CATALí€, Domí¨nech Josep M (2011). A forma do real: introdução aos estudos visuais. Trad. Lizandra Magon de Almeida. São Paulo: Summus 270 pp.
s.a. (2005). La image compleja: la fenomenología de las imágenes en la era de la cultura visual. Universitat Autí²noma de Barcelona. Servei de Publicacions. Manuals de la Universidad Autí²noma de Barcelona. Belaterra.
FRAIA, Emilio (2014). A descoberta do tesouro Vivian Maier. Disponível em:< http:// www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2014/06/1469934-a-descoberta-do-tesouro- vivian-maier.shtml>. Acesso em: 3 mai. 2016.
FRANDOLOSO, Luis Fernando (2015). Das mudanças nas práticas e processos fotográficos em Função dos dispositivos tecnológicos: Uma análise da flânerie ao longo de três séculos. Dissertação apresentada ao programa de Pós- Graduação em Comunicação e Linguagens, da Universidade Tuiuti do Paraná. Curitiba. Disponível em http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/255
HARAZIM, Dorrit (2013). O enigma Vivian Maier – Parte I. Revistazum. Disponível em:
HARAZIM, Dorrit (2013). O enigma Vivian Maier – Parte II. . Revistazum. Disponível em: < http:// revistazum.com.br/colunistas/o-enigma-vivian-maier-parte-ii/>. Acesso em: 29 agosto de 2015.
MALOOF, John (coordenação) (2014). Vivian Maier: uma fotógrafa de rua. São Paulo: Autêntica.
MORIN, Edgar ((2011). O método 4: As ideias, habitat, vida, costumes, organização. Tradução Juremir Machado da Silva. 5a Ed., Porto Alegre: Sulina.
s.a. (2001). Introdução ao pensamento complexo. Tradução Dulce Matos. 3a Ed.,.Lisboa: Instituto Piaget.
s.a. (2002). Ciência com Consciência. Tradução Maria D. Alexandre e Maria Alice A. de Sampaio Doria. 15a Ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
PAZ, Octavio (2014). Os Filhos do Barro. Tradução Ari Roitman e Paulina Wacht. 2a Ed., São Paulo: Ed. Cosacnaify.
RADAR (2013). Documentário sobre Vivian Maier, a babá fotógrafa, estréia hoje nos Estados Unidos. Revista Zum. Disponível em http://revistazum.com.br/radar/encontrando-vivian- maier-documentario-estreia-hoje-nos-eua/. Acesso em: 01 de agosto de 2016.
RANCIíˆRE, Jacques. A fábula cinematográfica. Tradução Christian Pierre Kasper.1a Ed., Campinas: Ed. Papirus, 2013.
Vivian Maier 8 mm Home Movie. 12m. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=nXASDjCwxsE>. Acesso em 18 de junho de 2019.
BECK, Katie. Vivian Maier: A life’s lost work seen for first time. 2001. Disponível em:
FINDING Vivian Maier. Direção de Charlie Siskel e John Mallof. EUA: 2013. 1:35:26. Disponível em http://www.megafilmesxhd.net/a-fotografia-oculta-de-vivian-maier/. Acesso em 13 de junho de 2016.
Site oficial sobre Vivian Maier. Disponível em: http://www.vivianmaier.com/gallery/self-portraits/#slide-40. Acesso em 10 de maio de 2016.